Agenda da Província

Palavra da Provincial

A alegria de servir

 

“Somos todos de Deus e todos das pessoas”(Padre Giocondo). Essa afirmação do nosso querido e venerável fundador faz refletir sobre o compromisso de servir ao próximo. Este serviço deve ser alegre, generoso e gratuito para se tornar reflexo do amor de Deus e ser sinal da nossa entrega à Ele. O serviço é ação própria de quem tem disposição para ir ao encontro daqueles que tem sensibilidade diante do sofrimento e necessidade de outra pessoa. Porém ele se torna algo prazeroso quando damos um sentido. Uma forma de fazer do serviço algo sublime e grandioso é tomando consciência de que pertencemos a Deus e como consequência pertencemos uns aos outros. Ao pertencer a Deus buscaremos em tudo fazer a sua Vontade. E fazer a Vontade de Deus é colocar em pratica tudo o que Jesus viveu e ensinou quando esteve na terra, é seguir seu mandamento “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 13, 34) porque “não existe amor maior do que dar a vida” (Jo 15, 13). E dar a vida é estar em constante atitude de serviço. O nosso serviço para ser agradável ao Senhor deve ser alegre, independente de sua característica, ou seja, desde cuidar das coisas da casa (que é algo rotineiro e simples, porém exigente) até aquele que nos faz sentir no patamar mais alto da fama. A atitude de servir é sinônimo de cuidado. Cuidar é cultivar o bem no outro e pelo outro. Quem já não fez a experiência de cuidar de alguém ou de algo e sentir uma alegria imensa que conduz a uma paz que nada nem ninguém podem defraudar. As vezes cuidar exige esforço, dedicação e constância, porém temos que ter a certeza de que a graça é deus que nos dá porque pertencemos a Ele e Ele não abandona os seus. Diante da situação atual em que vivemos a atitude de servir ao próximo é um dos requisitos mais importante para que alcancemos a cura, a paz e equilíbrio em tudo que envolve a vida. Procuremos servir com alegria a todos que Deus coloca na nossa história e a tudo que Ele confiou ao nosso cuidado.

 


Irmã Maria da Glória Inácio

Priora Provincial

Leia Mais
Espaço Interativo

Notícias

  •                                 FESTA  DE  CORPUS CHRISTI

     

          Existem várias maneiras de narrar a instituição da Eucaristia.

          São João fala da Eucaristia no capítulo sexto, mas dá uma ênfase especial no lava-pés. Isso já é sinal do que se quer ensinar com a Eucaristia: o serviço ao próximo. Portanto, celebrar a Eucaristia tem exigências de lava-pés.

          Alguns sinais o demonstram: 1) Jesus acolhe e dirige a palavra; 2) Ao cair da tarde (hora de celebrar nos primeiros séculos); 3) Jesus olha para o alto e abençoa o alimento; 4) O gesto da partilha é, por excelência, eucarístico.

          A comunidade que celebra a Eucaristia tem compromisso com o alimento, para que todos sejam saciados. Eucaristia sem preocupação com

     a situação de fome de nossos irmãos contraria a proposta de Jesus.

         Corpus Domini ou Corpo do Senhor é a festa das festas para nossa Congregação que somos chamadas a viver o carisma essencialmente eucarístico.

         Padre Giocondo nos disse: “Felizes vós, como prediletas de Jesus”!

         Consagrai-vos a Ele, quais Hóstias vivas, repletas das perfeições que Jesus vos mostra na Sagrada Hóstia. Rogai em favor de toda a Obra Eucarística, para que cresça e se desenvolva numa grande casa, num templo maravilhoso, em que ressoe apenas esta delicada nota musical:

         “Glória e amor ao divino Hóspede de nossos altares”. (Orientações Espirituais às Irmãs Imeldinas; página 24 e 25.

     

                                          Irmã Maria das Graças Silva O.P.

    Leia Mais >>
  • 25 anos da presença das Irmãs Dominicanas da Beata Imelda em Poxoréu.

                    Hoje é um dia muito especial para nossa Paróquia e em especial para a Comunidade Nossa Senhora do Carmo. Celebramos 25 anos de presença das Irmãs Dominicanas em nosso meio. E nós queremos render graças ao nosso Deus pelo dom da vida de uma que aqui estiveram, trabalharam, somaram forças e nos motivaram. Na vida há sempre momentos importantes para celebrarmos, e hoje não poderíamos deixar de fazer memória. São 25 anos de doação, de entrega a uma cidade, a uma comunidade. A Nossa Paróquia, a nossa Comunidade é abençoada por ter aqui mulheres que se colocam integralmente a serviço do povo. Elas não têm bens materiais, não tem luxo, simplesmente o que tem são dons divinos e que doam inteiramente a Deus e aos irmãos. Acolhem, ensinam, amam a todos na mesma medida.

                E nós leigos só podemos agradecer pelo trabalho de cada uma, a sabedoria pastoral, os conselhos que nos direcionam e os ensinamentos na fé. A nossa Comunidade é feliz por ter aqui mulheres que muito nos ajudam na vivência da fé. E queremos neste dia agradecê-las por estarem aqui. Sabemos que não é fácil, cidade pequena, interior, sem recursos médicos e sem a segurança que necessitam, haja vista que são idosas. Porém por ouro lado vocês têm aqui o nosso carinho, o respeito, o amor, a consideração, o cuidado e acima de tudo a amizade de cada um de nós.

                O nosso muito obrigado a vocês, que todas que aqui moraram e em especial as que ainda estão aqui: Ir. Maria José, Ir. Olímpia e Ir. Fátima. E a Provincial Ir. Maria da Glória por nos permitir tê-las aqui. Com o carinho de toda a Comunidade Nossa Senhora do Carmo – Paróquia São João Batista – Poxoréu – MT

    Laura Pereira Santana de Paula

    Coordenadora do Conselho de Pastoral Paroquial e Comunitário.

    15 de maio de 2022.

    Leia Mais >>
  • Quando Jesus viu a sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à sua mãe: “Mulher, eis aí o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Eis aí a tua Mãe’ (Jo19, 26-27)

    Você pode estar se perguntando, porque o mês de maio é dedicado à Maria Santíssima? Podemos afirmar que a Tradição surgiu na Grécia.

    A ideia de um mês dedicado a Maria, remonta aos tempos Barrocos – séc. XVII, em maio, o mês de Maria, incluía trinta exercícios espirituais diários em homenagem à Mãe de Deus. As formas na qual Maria é honrada em maio são tão variadas como as pessoas que a honram no mês de maio.

    As paróquias costumam rezar uma oração diária do terço e muitos preparam um altar especial com um quadro ou uma imagem de Maria.

    Tem também uma grande tradição por nós católicos que se chama a Coroação de Nossa Senhora, um costume conhecido como Coroação de Maio.

    Muitas famílias separam em seus lares um lugar especial para Maria, participando plenamente na vida da Igreja, como expressão de amor a seu Filho Jesus.

    Nosso Fundador o Venerável Padre Giocondo Lorgna nos diz: “Do Fiat ao Magnificat, doa abandono ao Canto de alegria e de agradecimento: eis o esplêndido itinerário de uma espiritualidade eucarística e mariana.”

    Enfim... Maria é a Mãe de todos os Cristãos, dos Consagrados e Consagradas. Que cada dia ela possa ser nossa intercessora junto ao seu Filho Jesus para sermos fiéis aos desígnios de Deus em nossas vidas.

    Ir. Marilene Claudino Bonfim

    Leia Mais >>
Veja Mais
Newsletters

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para lhe oferecer uma melhor experiência e serviço. Ao ACEITAR, você concorda com este monitoramento. Para remover os cookies, clique aqui.
Conheça nossa Política de Privacidade.

Política de Privacidade
Copyright © 2014 VIVERE
TRANSPARÊNCIA