Palavra da Provincial

    Sínodo 2021-2023

    Com o objetivo de escutar todo o povo de Deus o Papa Francisco abriu em outubro de 2021 o Sínodo. “Toda a Igreja está convocada pelo papa Francisco a percorrer o caminho da sinodalidade Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. Assim, ele “convida a Igreja inteira a se interrogar sobre um tema decisivo para a sua vida e a sua missão: “O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”” Papa Francisco.

    A Igreja de Jesus Cristo, ao longo de sua história, concretizou muitos passos e aprendizados. Foi a partir do Concílio Vaticano II (1962-1965), que ela percebeu com clareza que o melhor jeito de ser e de caminhar, para bem cumprir a sua missão, é o “jeito sinodal”. Não se trata de tarefa fácil, exige muita preparação e profunda conversão de todos ao projeto de Deus.

    “Sinodalidade é o esforço coletivo e a busca contínua de aprendermos a “caminhar juntos” como irmãos e irmãs que somos. É um jeito de ser Igreja pelo qual cada pessoa é importante, tem voz, é ouvida, capacitada e envolvida na realização da missão. Não se trata mais de estar uns sobre outros, mas de nos colocarmos entre iguais para juntos fazermos a experiência de fé, frente aos desafios internos e externos que se apresentam em nosso dia a dia”. Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

    Sejamos fieis a convocação do nosso pastor Papa Francisco e participemos do caminho sinodal, participando ativamente dos processos das nossas dioceses, paróquias, estudando, vibrando e rezando.  “O protagonista do Sínodo é o Espírito Santo. Se não tiver o Espirito Santo, não haverá Sínodo. Vivamos este Sínodo no espírito da ardente oração que Jesus dirigiu ao Pai pelos seus:” Para que todos sejam um só”   Jo. 17,21 – Papa Francisco.

    Oração do Sínodo

    Eis-nos aqui, diante de Vós, Espírito Santo!

    Eis nos aqui, reunidos em vosso nome!

     

    Só a Vós temos por Guia:

     vinde a nós, ficai conosco,

     e dignai-vos  habitar em nossos corações.

     Ensinai-nos o rumo a seguir

    e como  caminhar juntos até à meta.

     

     Nós somos débeis e pecadores:

     não  permitais  que sejamos causadores da desordem;

    que a ignorância não nos desvie do caminho,

    nem as simpatias humanas ou o preconceito nos tornem parciais.

     

     Que sejamos um em Vós,

    Caminhando juntos para a vida eterna,

    sem jamais nos afastarmos da verdade e da justiça.

     

    Nós vo-lo pedimos

    a Vós, que agis sempre em toda a parte,

     em comunhão com o Pai e o Filho,

    Pelos séculos dos séculos.

     Amém.

    Ir. Maria da Glória – Priora Provincial

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para lhe oferecer uma melhor experiência e serviço. Ao ACEITAR, você concorda com este monitoramento. Para remover os cookies, clique aqui.
Conheça nossa Política de Privacidade.

Política de Privacidade
Copyright © 2014 VIVERE
TRANSPARÊNCIA