Vocação à vida

    VOCAÇÃO À VIDA...

                    O dom mais excelente que recebemos de Deus é a vida. São Paulo diz que Deus nos amou “antes de ter feito este mundo”. “Bendito seja Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do céu nos abençoou com toda bênção espiritual em Cristo, e nos escolheu nele antes da criação do mundo.” (Ef 1, 3).Isto quer dizer que Ele nos ama com um “amor Eterno”. Antes de criar o primeiro átomo de hidrogênio, há bilhões de anos, Ele amou cada um de nós. Antes de sermos filhos de nossos pais, já éramos filhos amados de Deus.

                    Como dom gratuito de Deus, nossa vida também deve ser sinal de gratuidade, generosidade e amor com os irmãos e irmãs. Neste sentido a vocação humana é um mistério de predileção e absoluta gratuidade do Pai. Ao nos criar Deus nos colocou junto de todas as outras criaturas. Mas como Imagem e Semelhança de Deus, o ser humano recebeu a missão de cuidar e continuar a obra da criação. Deus nos dá toda liberdade diante da criação, mas também somos convocados, interpelados a respeitar os nossos semelhantes e todas as outras criaturas, que também são sinais da graça e do amor de Deus.

                    A nossa resposta ao presente de Deus é fazer-nos pessoas cada vez mais humanizadas, assumindo nossa vida e história como vocação, por isto devemos estar conscientes de que: a vida é um mistério oferecido, para ser desvendado. Aceitá-la é, portanto, iniciar um processo de descobertas, pois, não nascemos por acaso, não viemos ao mundo por acaso.

                    A primeira e grande vocação do ser humano é o chamado à VIDA. A palavra VOCAÇÃO significa chamar. Esta voz que chama é de Deus. É Ele que nos chama primeiro, despertando nossa vontade, nossa consciência. Deus nos convida a estar com Ele, seguindo a Jesus Salvador e sua prática de amor. Deus sabe o que está pedindo, pois nos conhece desde o ventre de nossa mãe e vem nos ajudando. Chama-nos, mas deixa-nos livres em aceitar ou não. Na escolha que fazemos sempre está a LUZ de Deus iluminando nossas ideias para acolher a missão que Ele nos confia. Jesus continua fazendo convites permanentes, como: “Vem e segue-me”, “Vinde e vede”, “Coragem! Levanta-te, Ele te chama”, “Ide também vós para a minha vinha”, “Ide, pois, fazei discípulos meus em todas as nações”. Sempre haverá o convite e a resposta será de cada pessoa que se sente convocada. Eu sou o caminho a verdade e a vida. Vem e segue-me! Vocação é dom de Deus. Descubra este Dom em você.

                    Descobrir e assumir a vocação num determinado modo de vida é viver plenamente, com sentido e propósitos firmados na pedra sólida que é o próprio Cristo e assim dar a vida. É descobrir uma felicidade eterna de servir aos irmãos com base nos ensinamentos de Deus em todo seu contexto. É no seu estado de vida que a pessoa realiza a missão que Deus lhe chamou e confiou.

    Ir. Maria José Lara, o.p.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para lhe oferecer uma melhor experiência e serviço. Ao ACEITAR, você concorda com este monitoramento. Para remover os cookies, clique aqui.
Conheça nossa Política de Privacidade.

Política de Privacidade
Copyright © 2014 VIVERE
TRANSPARÊNCIA