Maria

    Maio mês dedicado a Maria

     

    O mês de maio é o tempo de recordar a presença amorosa de Maria, realiza-se terços, orações especiais e celebrações com a coroação da Virgem Maria.

    É dedicado a Nossa Senhora, pela piedade cristã para voltarmos nosso olhar a esta mãe querida para pedir-lhe que abra as mãos maternas em benção de carinho, sobre nossos passos nesta difícil escalada de Jerusalém celeste.

    Podemos perceber melhor o perfil materno de Maria em três passagens bíblicas que podem esclarecer isso. Os textos são: Jo 2, 1-11, Lc 1, 26-38 e Lc 2, 22-35.

    Em João 2 as bodas de Canaã: “a intercessora” – vê e observa os detalhes, falta o vinho e logo conversa com seu Filho, daí surge o milagre da transformação da água para o vinho. Ela é de fato a mãe que se interessa pelos filhos de Deus que são seus filhos.

    Em Lc 1, 26-38, aqui o Evangelho esclarece ea personalidade de Maria que mostra seu silêncio e sua humildade, o anjo Gabriel visita Maria em sua casa, a encontra recolhida rezando para dizer-lhe que ela foi a escolhida por Deus para ser a mãe do Emanuel, ela não se intimidou com a presença do anjo, questionou e surpreendeu o mesmo. Em outras palavras disse: “Eu sou a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra” (Lc 1,38).

    Em Lc 2, 22-35, mostra que Maria como é  mãe e sua atitude corajosa diante do sofrimento. Quando apresenta seu filho no templo, ela ouve a profecia de Simeão: “uma espada de dor transpassará a tua alma”. Depois foge com José e Jesus para o Egito, para escapar daquela crueldade de Herodes, que tinha medo de que poderia roubar-lhe o trono. Quando seu Filho tinhadoze anos desencontra-se dele e reencontra após três dias, queixando amorosamente: “porque fizeste isso? Eu e seu pai te procurávamos aflitos”. Sua coragem se confirma na paixão e crucificação de Jesus. De pé no calvário sofre e associa-se ao sofrimento do Redentor. É mulher forte, mãe corajosa e firme, a quem a dor não derruba. De fato a espada de Simeão lhe atravessava a alma e o coração.

    Ir. Andreza Mara Lobo

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para lhe oferecer uma melhor experiência e serviço. Ao ACEITAR, você concorda com este monitoramento. Para remover os cookies, clique aqui.
Conheça nossa Política de Privacidade.

Política de Privacidade
Copyright © 2014 VIVERE
TRANSPARÊNCIA